sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O olho humano

  A colocação deste vídeos pretende demonstrar  as diferentes cores, “libertadas” ao aquecermos um “corpo negro”. No segundo vídeo é curioso, por se tratar de um bloco de gelo. E no terceiro é possível “visualizar” o campo magnético devido indução gerada pela passagem de corrente eléctrica na espiral do forno, originando assim a levitação do corpo metálico magnetizado que está a ser aquecido.
   O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e é protegido pelas pálpebras. Possui no seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas unidas entre si com a função de visão, nutrição e protecção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para protecção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
    Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular também entre a córnea e o cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.
    O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que leva a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.

Sem comentários:

Enviar um comentário